Projetos

Pauta Mínima - 2ª Edição

O Grupo Cuíra do Pará torna público para conhecimento dos interessados, o presente edital de seleção de espetáculos para o Projeto Pauta Mínima-2° Edição.
Há sete anos o grupo ocupa um prédio tombado pelo Patrimônio Histórico na Rua Riachuelo, bairro da Campina, um dos primeiros da cidade, onde funcionou a zona do meretrício, hoje agonizando. O espaço, chamado Teatro Cuíra, é hoje um espaço de resistência, um local onde o Grupo desenvolve suas atividades, ensaia, planeja e atua. Dando continuidade a democratização de acesso a esse espaço, apresenta o Projeto Pauta Mínima-2° Edição.
Projeto contemplado no edital Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2013.

Lista dos Aprovados

Clique aqui – Edital 2014 e Ficha de Inscrição

Clique aqui para copiar a Ficha de Inscrição em formato Word.

 

 


Pauta Mínima

O Teatro Cuíra é um espaço de resistência, um local onde o Grupo desenvolve suas atividades, ensaia, planeja e atua. Agora, com a intenção de democratizar o acesso a esse espaço, abrindo ainda mais as possibilidades de sua ocupação, o grupo lança o edital do Projeto “Pauta Mínima” que visa propiciar datas e espaço aos artistas, produtores e grupos que precisam ensaiar, montar e apresentar seu espetáculo. O Grupo Cuíra entende que através deste projeto, cria novas oportunidades aos artistas de Teatro do Pará, que receberão todo apoio técnico e todos os detalhes para que mostrem seus trabalhos, estimulando seu reconhecimento e colaborando para o seu fortalecimento, além do próprio Teatro Cuíra, que se colocará como espaço de democracia cultural na cidade de Belém.
Este Projeto foi contemplado pela FUNARTE no edital Prêmio Procultura de Estímulo ao Circo, Dança e Teatro 2010.
Realização: Grupo Cuíra do Pará, Fundação Nacional de Artes (FUNARTE), Ministério da Cultura (MinC) e Governo Federal.

Lista de Candidatos Aprovados

Prorrogação da Inscrição

Clique aqui – Edital 2012.1/ Projeto Pauta Mínima


Projeto Cuíra por Memórias

Contemplado na Seleção Pública do Programa Petrobras Cultural de 2008/2009

Realizado através da Lei de Incentivo Federal.
2011/2012
Pesquisar a vida e a época de Magalhães Barata que se manteve na liderança política do Estado do Pará, durante cerca de 30 anos, marcando profundamente a história deste Estado e, principalmente de Belém, resgatando-se ainda aspectos culturais e sociais do período. Nesta direção, escrever e encenar peça sobre a vida de Isabel Tejada, famosa dona de bordel onde boêmios, jornalistas, comerciantes e políticos se reuniam, e uma livre adaptação do livro “Rio de Raivas”, de Haroldo Maranhão, iniciativas que visaram  circunstanciar o ambiente em que o personagem Magalhães Barata viveu e reinou.
Também encenou o espetáculo  “Sem dizer adeus”, que registra momentos dramáticos das últimas 72 horas de vida de Barata.
O projeto realizou cinco oficinas  e ciclos de conversas, que deu  subsídios à pesquisa,  necessários ao espetáculo.
Envolveu neste trabalho moradores do entorno do Grupo Cuira, que se localiza no centro de Belém, dentro da antiga zona de meretrício da cidade, buscando profissionalização, inclusão social, formação de talentos e de platéia, levando cultura e arte a diversos segmentos da sociedade, inclusive os excluídos por preconceito.
Todo o trabalho, que incluiu as etapas mencionadas,  fez com que o Grupo Cuíra atingisse seus objetivos, com uma obra que revelará ao espectador a construção da sociedade local, lançando um olhar na sua própria história, acompanhado da devida reflexão crítica. Com isso, o Cuíra, cumpre sua função de participar do diálogo diário da atualidade, em relação à sociedade, lançando, aprofundando e espalhando conhecimento, redescobrindo o passado, de maneira crítica, para buscar dias melhores, no presente e no futuro do Pará.